domingo, 21 de junho de 2009

JORNALISMO - TRATAMENTO FUNERAL

FOTO DE WLADIMIR HERZOG MORTO EM 1975


Caros jornalistas, neste momento sejamos otimistas.
Este não deve ser o fim da linha, nem tampouco o fim da luta.
Argumentar, porém com quais palavras, se os ditos "entendidos", os ministros, supremos do STJ, decidiram pelo fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista. Os mais sábios sempre iriam dizer que após o temporal vem sempre a bonança. E esta deve ser a esperança de mais de 80 mil profissionais do jornalismo, formados ou não, em todo o Brasil, de que o nosso prezado presidente Lula ou o Congresso Nacional façam valer os legítimos direitos profissionais desta categoria.
Não se pode compreender a finalidade desta resolução, afinal diz-se que a comunicação é o quarto poder, subentendendo que possui uma força imperiosa entre as comunidades, então podemos dizer que de certa maneira deve estar incomodando muitas forças ocultas incutida dentro das grandes organizações.Se relacionarmos os interesses corporativos com os grandes sindicatos patronais, veremos que eles juntos tentaram ao longo do tempo suprimir dos profissionais do jornalismo o senso crítico, este ponto tão ardorosamente trabalhado nos bancos universitários.
Acreditamos, porém, que a tendência de que isto se efetive é nula, pois a liberdade de expressão de um ser humano, ainda é uma particularidade que independe da obrigação e é sempre redigida de acordo com sua ética moral.


Por : Maria Conceição de Carvalho Vicentini

Nenhum comentário: