quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quem quer ser um jornalista?


Pode chegar, você pode! Não basta ter conhecimento prévio. É garantido! A constituição não deixa mentir! Venham, podem chegar. De acordo com o presidente de STF, é como cozinhar. Só misturar os ingredientes e pronto: Tá feito um jornalista.
Para que precisamos ficar horas nos bancos da faculdade? Não precisamos estudar, precisamos de inspiração. É como literatura! Como nossos saudosos boêmios, que ficam de bar em bar, bebendo e fumando e pensando na matéria de amanhã de manhã. Jornalista, boêmio, inspirado....bons tempos voltaram!
Não precisamos nos preocupar com técnicas. Elas não existem. Tampouco faremos mal a alguém se exercermos a profissão sem qualquer critério. Não representamos perigo real à sociedade.
Diploma? É coisa da ditadura! Dos tempos de repressão, que ninguém podia falar, não existia liberdade de expressão! Faculdades, professores? Predadores capitalistas! Querem somente seu dinheiro, querem te sugar. Se os docente se descabelam tentando transmitir o conteúdo, é só um pretexto para mostrar que merece o gordo salário que recebem. Grandes pensadores, grandes artistas não precisaram de professores, então para que precisaríamos?
Já distribui a notícia para todos meus conhecidos. A liberdade de pensamento é para todos, não é? Eu tenho que uma tia que achava tão lindo a Fátima Bernardes dizer “boa noite”. Agora ela pode também. Está certo que não tem tanto conhecimento. Até se atrapalha um pouco com o português. Também, idioma tão difícil. Mas acredito que se daria bem. Ela lê bastante e gosta de falar. Todos os requisitos para um bom jornalista.
Não fiquem aí parados! Mexam-se! Agora somos todos colegas de profissão! Vamos todos nos expressar, jornalistas! Azar de quem ficou anos e anos estudando, trabalhando, melhorando... Temos que ter paciência com quem precisa de faculdade ou pós-graduação para escrever. Talvez eles tenham mais dificuldade de aprender o óbvio, que até o STF apontou com facilidade, coitados.
Então, você quer ser um jornalista? Pode chegar....fiquem a vontade!!!

Marcos Rogério Ferreira

Nenhum comentário: