quinta-feira, 2 de julho de 2009

EXAME DO ENADE 2009

ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO TERÁO SEUS CONHECIMENTOS AVALIADOS PELO ENADE 2009


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) será realizado no dia 08 de novembro de 2009 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. O resultado passará a fazer parte do seu currículo pessoal, bem como das avaliações sobre a sua Instituição de Ensino,que tem que oferecer profissionais competentes na aplicaçáo dos conteúdos programados.
Neste ano de 2009, as áreas e cursos que serão avaliados são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados. A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES).
Até o dia 10 de setembro de 2009 o INEP divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade 2009, e até o dia 26 de outubro os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.

Por: Maria Conceição de Carvalho Vicentini
Fonte: Enade

Nenhum comentário: