sexta-feira, 10 de julho de 2009

Alunos da Faccrei/Faced participam do Congresso Paranaense de Estudantes


O Congresso da UPE aconteceu em Foz do Iguaçu e reuniu alunos das universidades de todo o estado


Alunos da Faculdade Cristo Rei e Faculdade Educacional (Faccrei/ Faced) participaram do 42º Congresso da União Paranaense dos Estudantes (UPE), que aconteceu nos dias 20 e 21 em Foz do Iguaçu.

O aluno de Comércio Exterior, Elvis Santana, foi representando os acadêmicos da instituição e sua suplente, cursando Jornalismo, Charlotte Emanuella Gonçalves dos Santos. Além destes as integrantes da comissão eleitoral, Liciane Paula Leite Limeira, cursando Marketing e a estudante de Comunicação Jornalismo, Daniani Renata de Souza, também participaram do congresso através dos grupos de discussões.

No dia 20 os participantes entraram em grupos de discussões em vários segmentos, como por exemplo, comunicação, meio ambiente, educação, faculdades privadas, faculdade públicas, etc.

O congresso reuniu estudantes de todo o estado que participaram representando suas instituições de ensino em busca de melhorias junto ao ministério.

A UPE basicamente põe em pauta as idéias dos estudantes que serão encaminhadas para o congresso nacional que acontecerá em Brasília no próximo mês, a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Para o estudante Elvis eventos como este é extremamente importante para os universitários. “No congresso da UPE temos a chance de exigirmos o nosso direito, temos a chance de sermos ouvidos e de conhecer a realidade de outras universidades”, explicou.

Elvis Santana foi representando a Faccrei/ Faced, pois se escreveu no site da UPE e em uma eleição, realizada a alguns meses, ele foi o escolhido.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, também esteve presente no congresso dando total apoio ao movimento estudantil.

Conhecendo a UPE

A União Paranaense dos Estudantes (UPE) está marcada como uma das mais tradicionais e importantes entidades organizadas do estado completando em 2009 setenta anos de existência. Sempre contribuiu de forma decisiva nas grandes lutas do povo paranaense, com destaque para o período da ditadura da militar, do Fora Collor, contra a venda da COPEL e pela gratuidade das universidades estaduais.

Até então sua presidente era a Fabiana Zelinski (Binha), mas que deixará seu cargo nos próximos meses. Para ela este foi um congresso histórico. “UPE comemora 70 anos de muitas conquistas, porém pretendemos obter mais avanço para os estudantes paranaenses na UNE”, destacou.

No dia 21 as eleições para a escolha de um novo presidente para UPE, a chapa “Da unidade vai nascer a novidade” -União do Jovem Socialista (UJS), e a chapa “Oxigênio”. E por 105 votos a 11 a conquista foi da chapa da UJS.

Os alunos da Faccrei/Faced e as presidentes das uniões estudantis.

Liciane (Marketing), Charlotte (Jornalismo), Fabiana Zelinski, presidente da UPE, Lúcia Stumpf, presidente da UNE, Daniani (Jornalismo) e Elvis (Comércio Exterior)


Por: Daniani Souza

Nenhum comentário: