sexta-feira, 17 de julho de 2009

O poder das canções

Por hospitais de todo o País, multiplicam-se as iniciativas que usam a música como remédio contra as doenças

O bem-estar promovido quando se ouve uma boa música é inegável. Mas a ciência está descobrindo que os benefícios da canção para o corpo e a mente vão muito além do relaxamento. Pesquisas feitas em vários laboratórios espalhados pelo mundo informam que as composições contribuem para o alívio da dor, atenuam a depressão, ajudam no tratamento de doenças respiratórias, afiam o funcionamento cerebral e até auxiliam na restauração da visão de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral. Por razões como essas, a música tem se tornado um instrumento terapêutico cada vez mais presente no tratamento, seja ele individual, seja dentro dos hospitais.

No Hospital Samaritano, em São Paulo, os pacientes internados nos 200 leitos recebem visitas quinzenais dos Menestréis, grupo de músicos e cantores formado pelos próprios funcionários da instituição.

Essa ação apresenta resultados muito interessantes. Em uma pesquisa feita em quatro hospitais visitados por equipe de músicos, os terapeutas constataram, entre outros ganhos, que 90% dos doentes com doenças crônicas beneficiados pela música manifestaram melhora de humor. Mas o que outros estudos estão demonstrando é um espectro mais amplo de vantagens.

Na Inglaterra, uma equipe do Imperial College London descobriu que a música ajuda pessoas com a visão debilitada após um acidente vascular cerebral. Eles verificaram que os indivíduos enxergavam melhor quando ouviam suas canções preferidas.

Em um trabalho publicado na última edição do jornal Circulation, da Associação Americana de Cardiologia, pesquisadores italianos descreveram outros efeitos: quando o andamento é lento, os vasos sanguíneos se dilatam, resultando em uma queda da pressão arterial. Se for mais rápido, ao contrário, há uma contração dos vasos, elevando a pressão. E períodos com frases musicais longas, como no coro "Va Pensiero", da ópera "Nabucco", de Verdi, sincronizam o ritmo dos batimentos cardíacos. É a mudança do corpo pelo som.





Por: Daniani Souza

Fonte: Sis Saúde

Nenhum comentário: