sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sucesso na campanha de vacinação contra aftosa no Paraná

O índice na região de Cornélio foi de 99%, segundo estatísticas da Seab

A campanha de vacinação contra febre aftosa realizada nos últimos meses atingiu a cobertura de 96,59% do rebanho de bovinos e bubalinos do Paraná. Da população existente de 4,4 milhões de cabeças na faixa etária de até 24 meses, foram vacinadas 4,25 milhões de cabeças. Apesar de ter ficado um pouco abaixo do resultado alcançado na última campanha de vacinação, que foi 98,23%, ainda assim, foi considerado um bom índice de cobertura. Em 11 regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), foram obtidos índices acima de 97%.

Em Cornélio Procópio o supervisor regional da Defesa Sanitária Animal (DAS), Sergio Toshiyuki Hamada, declarou que o índice de vacinação contra febre aftosa foi de 99%. “Ao todo foram 152.835 cabeças vacinadas de até 24 meses“, disse.

A campanha para vacinação de febre aftosa acontece duas vezes por ano. A primeira no começo do ano, para animais de até 24 meses, e a segunda em novembro para todas as idades.

“Essa vacinação é importante para controlar a doença. Estima-se que com a contribuição dos proprietários, a doença seja eliminada em 2010”, destacou o veterinário Sergio Hamada e lembrou ainda. “Para abrir as portas do mercado exterior em primeiro lugar o animal deve estar com as vacinas em dia”.

As doenças como Brucelose e Tuberculose, também devem ser controladas através das vacinas. “As fêmeas de três à oito meses devem ser vacinadas contra a brucelose. A brucelose é uma doença perigosíssima, que transmite em seres humanos também”, explicou.

A Seab de Cornélio Procópio conta com o trabalho de seis veterinários e 10 técnicos que fazem o serviço de vistorias de 4.295 propriedades em 23 cidades e trabalha com o controle de doença através de cadastros da propriedade.

Para que as doenças sejam controladas é importante que o cadastro da propriedade esteja em dia. “Pedimos aos proprietários para procurarem os Escritórios da Secretaria da Agricultura com o Incra da propriedade e CPF do proprietário para fazer ou regularizar o cadastro”, declarou.

Além de Cornélio Procópio os escritórios estão localizados nas cidades de, Assai, Santa Mariana, Bandeirantes, Ribeirão do Pinhal, Sapopema, Nova Fátima e Congonhinhas.

Para o transporte de animais (venda, corte, etc.) também é importante procurar os escritórios da Secretaria de Agricultura e verificar se está regularizado, evitando assim futuros problemas. Para a próxima etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que será em novembro, a Seab irá reforçar as orientações aos produtores para que se habituem a fazer o cadastro, mesmo não possuindo animais a serem vacinados.

Por: Daniani de Souza

Jornal A cidade Regional 17/07/2009

Um comentário:

Daniani disse...

Eu só quero saber se a srtª. Vivi, srtª Daiane, e se a Stª Elão se vacinaram?
hein?
cuidado hein meninas

uahuahuahua


Daniani....