segunda-feira, 27 de julho de 2009

EM CORNÉLIO.PREFEITURA PROMOVE PALESTRA SOBRE GRIPE SUÍNA:DOIS CASOS JÁ FORAM CONFIRMADOS.

Amin: Precisamos proteger nossa população e ensiná-la a se previnir.

A Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, através da Secretaria de Saúde, realiza amanhã, dia 28, uma palestra de Precauções e medidas sobre a Nova Gripe (Influenza A – H1N1) no Centro de Eventos a partir da 20h. De acordo com a diretora de saúde, enfermeira Alexsandra Mariucci, Cornélio possui dois casos confirmados do novo vírus (popularmente conhecido como gripe suína). Segundo o prefeito do município, Amin Hannouche, esta palestra será uma das medidas tomadas para que a doença não se espalhe no município.
Ministrada pelo Médico Infectologista da Regional de Saúde de Londrina, Dr. Miguel Picirello, a palestra funcionará como uma atividade dinâmica e interativa, pois, além da parte informativa, haverá a possibilidade de participação de todos no esclarecimento de dúvidas. “A nossa idéia é alertar a população, queremos e precisamos nos antecipar a qualquer tipo de agravamento dos casos que já estão em nossa cidade através de medidas elucidativas e preventivas”, afirmou Hannouche.
Precaução- Há cerca de três semanas, mesmo não tendo nenhum caso de Gripe confirmado em Cornélio Procópio, servidores das unidades de saúde e Ação Social já faziam o uso das máscaras com o intuito de prevenção. “O debate em torno do assunto tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas e estabelecer um protocolo padrão de ação sobre o vírus” esclareceu Alexsandra. A meta é identificar de imediato os casos suspeitos e conter, se preciso, a transmissão, a fim de prevenir o aumento de ocorrências no município.
A gripe- É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa. Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, dores no corpo, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia.

Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio
Assessoria de Comunicação
Por: Najylla Nogueira

Nenhum comentário: