segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ANEEL APROVA INTERNET E TV POR ASSINATURA DISTRIBUIDAS PELA REDE ELÉTRICA


A ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou no último dia 25 de agosto, a distribuição pela rede elétrica de Internet e TV por assinatura.
O sistema tecnológico conhecido como PLC - Power Line Communications permite a transmissão de sinais de internet, vídeo e voz pela energia elétrica, sendo que o ponto de uma tomada usada para ligar eletrodoméstico pode simultaneamente, ser ponto de rede de dados para provedores.
A agência ressalta que o início das operações não será imediato e terá um ritmo diferenciado em cada região do país, pois ainda irá depender da adaptação das distribuidoras ao novo modelo de transmissão.
A novidade é que elas não necessitarão de muitos investimentos, já que a penetração da energia elétrica é muito maior que a telecomunicação no Brasil.
Para entrar no negócio as concessionárias de energia deverão criar uma subsidiária, porque as regras do setor elétrico permitem apenas que elas distribuam energia pelas empresas filiadas.
A nova medida beneficiará diretamente os consumidores, pois com esta nova tecnologia se conseguirá uma significativa redução de custos, afetando sensivelmente os valores finais.



Por: Maria Conceição de Carvalho Vicentini
Fonte: Aneel

Nenhum comentário: