sexta-feira, 14 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA JOVENS AGRICULTORES

Cerca de 16.500 alunos entre 18 e 29 anos de seis Estados Brasileiros, começam a partir da primeira semana de setembro a fazer parte do Programa Projovem Campo - Saberes da Terra. Faz parte deste grupo agricultores alfabetizados, com escolaridade incompleta e que terão oportunidade de ter esta formação equivalente a conclusão do ensino fundamental com qualificação profissional.
O curso tem duração de dois anos e abordará cinco temas: sistemas de produção e processo de trabalho agrícola; desenvolvimento sustentável e solidário, economia solidária; cidadania, organização social e política pública; agricultura familiar, etnia, cultura e identidade. Além dos temas que tratam da profissão, os alunos estudarão linguagens, ciências exatas, formação humana e profissional. Mais um dos grandes benefícios é a associação de conhecimentos teóricos com a formação profissional em agricultura familiar, oportunizando cerca de 35 mil agricultores a freqüentarem o curso no sistema de alternância,ou seja,um período na escola e outra na propriedade.
O ProJovem Campo é uma ação do governo Federal desenvolvida em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e com uma rede de instituições públicas, e, a formação dos educadores e dos coordenadores de turmas é de responsabilidade das Universidades conveniadas, instituições parceiras da ação.

ESTADOS DE ORIGEM / NÚMERO DE AGRICULTORES
Bahia : 5.500
Minas Gerais : 3.200
Pernambuco : 2.950
Ceará: 2.300
Santa Catarina: 800

TOTAL : 16.650


Por: MARIA CONCEIÇÃO DE CARVALHO VICENTINI
Fonte: MEC

Nenhum comentário: