terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dia de Finados em Uraí







No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos. Apesar do significado de celebrar a vida eterna em outro plano, o Dia de Finados não deixa de ter um tom melancólico - afinal, muitos voltam a sentir a dor da perda de seus entes queridos e a saudade com a distância.
Em Uraí, apesar do calor , durante a semana foi grande o número de pessoas que foram ao cemitério limpar os túmulos e que estiveram presentes a missa campal realizada às 9 horas da manhã, nas portas do cemitério.
A saudades é o sentimento que impera nesta data, mas presenciamos a vinda de muitas pessoas de fora da cidade que acabam se reencontrando no cemitério, dando lugar paralelamente ao sentimento de nostalgia das pessoas que já residiram aqui em Uraí.
A um grande número de pessoas, como eu, a data é um momento de refletir sobre a nossa vida e relembrarmos de pessoas queridas, que fizeram parte em algum momento de nossa vida, principalmente os momentos alegres, marcantes, com muita saudades e muito amor.
“Não chores por quem está junto a Deus! Pense nos momentos que passaram juntos e agradeça a Deus por deixar esta pessoa brilhar na sua vida! “ (Desconhecido).
Márcia Panfieti
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/dia-de-finados.htm (02 de novembro de 2009)

Nenhum comentário: