terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Arte de José Gomes


















Você conhece o José Gomes de Uraí? Claro! Aquele que mora no Sítio São José, na Serra Morena, um pequeno produtor de verduras, quiabo e soja, que mora aqui em Uraí já há 40 anos. O que eu aposto que você não conhece é o Artista José Gomes.
Fui até o seu sítio e conheci o seu refúgio, como ele mesmo qualifica, o lugar onde trabalha.
José Gomes começou a esculpir quando criança, nas fotos podemos ver uma cobra, que segundo ele relata, sua mãe disse que foi feita quando ele tinha 8 anos.
José Gomes é o escultor de um Terço pesando 390 kg, medindo 3m por 1,9m, prendendo-se por correntes a 59 contas gigantes, de 4 a 6 kg cada uma, entrou para o RankBrasil, Livro dos Recordes Brasileiros, como "Maior Terço" do Brasil.
A Paróquia Nossa Sra. Aparecida, no município de Uraí foi contemplada com o terço gigante, doado pelo escultor José Benedito Gomes.

A idéia de construí-lo surgiu entre uma conversa de José com o Pe. Antonio Luiz Martins. O projeto inicial era restaurar um antigo crucifixo, já que, o Cristo estava com o braço quebrado, porém o escultor não trabalhava com remendas, sendo assim, ele caprichou nos cinco meses de trabalho esculpindo em Timburi, o Terço gigante.
Uma de suas obras, um presépio talhado em um único tronco, foi exposto na França e ainda participou de exposições em São Paulo e Paraná ( o Leão) com outras obras, onde recebeu premiações.
Atualmente ele está restaurando o terço, que com a reforma da Igreja precisou ser retirado. Tudo por sua conta, ele não recebe nenhuma ajuda para a execução do seu trabalho.e infelizmente pouco reconhecimento a sua arte. Possui ainda peças que foram doadas para a Prefeitura Municipal e o Fórum da Cidade.
Espero que essa matéria ajude a divulgar seu trabalho, para que ele e sua arte sejam finalmente valorizada, como merece, pois "Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht).


Márcia Panfieti

Nenhum comentário: