terça-feira, 8 de setembro de 2009

A importância das redes de relacionamento no jornalismo é discussão no INTERCOM 2009

Umas das grandes preocupações dos veículos de informação são as influências das redes de relacionamento na produção de informações. E este foi o tema principal das apresentações de trabalhos da manhã de hoje.
Uma das grandes redes de relacionamento que está em grande discussão hoje é o Twitter e a potência que essa nova ferramenta tem em fazer com que o público interaja sobre os diversos assuntos que são apresentados na imprensa. Os estudantes de mestrado Érika Oikawa e Gilberto Consoni da UFRGS destacaram os perfis dos profissionais que estão utilizando essa nova ferramenta para destacar seus trabalhos profissionais promovendo assim a sua credibilidade diante o público como o blogueiro Edney Souza e Marcelo Tas apresentador do programa CQC que utilizam a rede para receber respostas dos telespectadores com relação ao seu trabalho, como comprova a pesquisa realizada pelos estudantes.
Outro ponto bastante discutido na manhã deste domingo foi a produção de informações por parte dos internautas que são capazes de pautar as grandes mídias. Luciana Menezes Carvalho da UFSM defendeu que as redes de relacionamento e em especial o Twitter hoje, é possível por levantar um debate por diversas pessoas a partir de uma postagem feita por um único indivíduo e levar esse assunto para os grandes veículos.
A estudante Gabriela Zago da UFRGS abordou o surgimento das informações Hiperlocais onde é possível a produção e disseminação de informações locais a partir da colaboração das pessoas que utilizam as redes de relacionamento valorizando assim as pequenas localidades e preenchendo as lacunas deixadas pela grande mídia.
O INTERCOM 2009 realizado na Universidade Positivo de Curitiba encerra-se no dia 7 de setembro.

José Ricardo Lima

Nenhum comentário: