segunda-feira, 26 de outubro de 2009

I Conferência Intermunicipal de Cultura em Bandeirantes











Aconteceu nesta sexta-feira (23/10) a I Conferência Intermunicipal de Cultura na cidade de Bandeirantes. O evento contou com a participação da Secretária Estadual de Cultura Vera Maria Haj Mussi Augusto, o prefeito de Bandeirantes Celso Silva, primeira dama Liane Rose Silva, a Coordenadora da 8ª Regional da Cultura (AMUNOP) e Secretária de Educação e Cultura de Uraí Sandra Regina Lunardelli Barichello, Sonia Regina Zambioni Presidente da Câmara de Bandeirantes, vice-prefeito de Cornélio Procópio João Carlos Lima representando Amin Hannouche Presidente da Amunop em viagem ao exterior, Marcia Lucíola Augusta Secretária de Educação de Bandeirantes e representantes das cidade participantes da 8ª Regional da Cultura.
A abertura do evento foi realizada por Sandra Barichello agradecendo a cidade de Bandeirantes pela hospitalidade com todos os participantes e Vera Mussi ressaltando a importância da cultura na região e no Estado do Paraná.
A Conferência Intermunicipal de Cultura tem como objetivo estabelecer parâmetros da cultura regionais para a implantação do PNC (Plano Nacional da Cultura) e escolher delegados representativos da Região que prosseguirá com a fase estadual em Campo Mourão em Novembro e a federal em Brasília/2010. O palestrante Jornalista Valdir Grandini Álvares discorreu sobre o tema “ Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, foco da discussão do Seminário.
Durante o evento foram apresentadas várias atrações culturais como : dança e o teatro do Grupo Pró jovem, apresentação de Taiko, Exposição de Artesanato além da emocionante leitura do poema de João de Oliveira, um senhor que era analfabeto até 2004 e hoje já cursa a 8ª série. Paralelamente ao evento a cidade de Bandeirantes comemora seus 75 anos com a Mostra da Exposição “Caminhos da Cultura e da Arte Paranaense” com acervo do Museu do Estado, inauguração de um Painel Comemorativo além de outras atividades culturais como a realização do 26° Jogos Trovais nos dias 6 a 8 de Novembro.
Nessa Conferência foi criado um Raio X de nossa realidade e diversidade cultural para que possamos identificar, solucionar e através dos delegados representar os principais problemas culturais de nossa região na Conferência de Cultura Estadual e Federal.

Márcia Panfieti

Nenhum comentário: