segunda-feira, 26 de outubro de 2009

matéria publicada www.agoragloria.com.br


CIDADE - Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2009 11h36m

O dia em que meu marido alcançou a Glória

por Márcia Panfieti


Não se assustem! Essa não é mais uma história que deveria ser apresentada no “Show da Fé”, nem no “Fala que eu te escuto” e nem outro programa religioso como esses que atualmente invadem nossas TVs.É simplesmente o relato de uma viagem de 3 pessoas, que tiveram o privilégio de conhecer Glória de Dourados.Era uma vez 3 amigos, o Leo, o Di e o meu marido Edson (na foto com Márcia e o neto Hanã, de 3 anos) que decidiram conhecer o Pantanal e ir até Alvorada do Oeste em uma viagem de férias.Saíram de Uraí – Norte do Paraná – no dia 15/09, às 12 horas, indo parar em Alvorada do Oeste no dia seguinte às 4 da manhã direto. Nossos aventureiros amigos conheceram Cuiabá, a Chapada dos Guimarães, Cáceres, Poconé e o Rio Cuiabá pela Transpantaneira . A viagem prosseguiu em clima muito divertido, apesar das brigas por conta de pequenas implicâncias de nossos aventureiros amigos. Um roteiro muito longo e muito interessante, viram tucanos, jacarés, capivaras e uma grande variedades de peixes. Conheceram a culinária dos lugares e ficaram encantados com o visual da viagem.Na volta decidiram conhecer a cidade de Bonito, referência de turismo, e ir até Ponta Porã conhecer o Shopping China e realizar pequenas compras.Depois de passar por Campo Grande, resolveram parar para jantar e dormir. Onde eles foram parar? Na cidade de Glória de Dourados!Instalaram-se no Hotel Prata e foram dar uma volta antes do jantar. Adivinhem aonde foram parar para tomar uma? No Bar do Chico (Rua Caçapava, 348). Chegando lá havia pessoas tocando violão e cantando. Pronto! Visualizem o cenário! Nossos amigos nada aventureiros, que quase não gostam de cantoria, cerveja e uma boa prosa, chegaram finalmente ao paraíso. Ficaram lá a noite toda e conheceram várias pessoas, entre elas o Zé de Almeida (editor-chefe do Agora Glória), que com sua paciência infinita acompanhou no violão nossos desafinados amigos ao longo de toda a noite, e o Aloísio Gonçalves, o Bill Rogers, que trabalha na usina da Eth e canta música sertaneja.Conclusão. Não foram jantar e ficaram um bom período da noite lá. Mas saíram muito satisfeitos, pois despediram-se de todos com a certeza que ali começava mais uma amizade em suas vidas. Certamente Glória de Dourados é uma cidade que fará parte do roteiro na nossa próxima viagem e esperamos que esses amigos venham conhecer a nossa Uraí.Uma viagem não muda a sua vida, mas certamente pode acrescentar momentos deliciosos como esse vivido por nossos amigos e a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas como vocês aí de Glória de Dourados.

Autor/Fonte: Márcia Panfieti - AGORA GLÓRIA DE DOURADOS

I Conferência Intermunicipal de Cultura em Bandeirantes











Aconteceu nesta sexta-feira (23/10) a I Conferência Intermunicipal de Cultura na cidade de Bandeirantes. O evento contou com a participação da Secretária Estadual de Cultura Vera Maria Haj Mussi Augusto, o prefeito de Bandeirantes Celso Silva, primeira dama Liane Rose Silva, a Coordenadora da 8ª Regional da Cultura (AMUNOP) e Secretária de Educação e Cultura de Uraí Sandra Regina Lunardelli Barichello, Sonia Regina Zambioni Presidente da Câmara de Bandeirantes, vice-prefeito de Cornélio Procópio João Carlos Lima representando Amin Hannouche Presidente da Amunop em viagem ao exterior, Marcia Lucíola Augusta Secretária de Educação de Bandeirantes e representantes das cidade participantes da 8ª Regional da Cultura.
A abertura do evento foi realizada por Sandra Barichello agradecendo a cidade de Bandeirantes pela hospitalidade com todos os participantes e Vera Mussi ressaltando a importância da cultura na região e no Estado do Paraná.
A Conferência Intermunicipal de Cultura tem como objetivo estabelecer parâmetros da cultura regionais para a implantação do PNC (Plano Nacional da Cultura) e escolher delegados representativos da Região que prosseguirá com a fase estadual em Campo Mourão em Novembro e a federal em Brasília/2010. O palestrante Jornalista Valdir Grandini Álvares discorreu sobre o tema “ Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, foco da discussão do Seminário.
Durante o evento foram apresentadas várias atrações culturais como : dança e o teatro do Grupo Pró jovem, apresentação de Taiko, Exposição de Artesanato além da emocionante leitura do poema de João de Oliveira, um senhor que era analfabeto até 2004 e hoje já cursa a 8ª série. Paralelamente ao evento a cidade de Bandeirantes comemora seus 75 anos com a Mostra da Exposição “Caminhos da Cultura e da Arte Paranaense” com acervo do Museu do Estado, inauguração de um Painel Comemorativo além de outras atividades culturais como a realização do 26° Jogos Trovais nos dias 6 a 8 de Novembro.
Nessa Conferência foi criado um Raio X de nossa realidade e diversidade cultural para que possamos identificar, solucionar e através dos delegados representar os principais problemas culturais de nossa região na Conferência de Cultura Estadual e Federal.

Márcia Panfieti

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Olavo de Carvalho fala sobre Obama

Olavo de Carvalho, nascido em Campinas, Estado de São Paulo, em 29 de abril de 1947, tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros.

O áudio parece ter sido gravado antes das eleições dos EUA, mas as afirmações de Olavo podem ser consideradas previsões, pois o povo norte-americano já se mostra contrario às atitudes tomadas pelo Presidente Barack Obama.

A grande imprensa norte-americana ignorou o fato de que dois milhões de norte-americanos tenham saído às ruas da capital de seu país contra a estatização do sistema de saúde norte-americano. Uma das promessas de campanha de Obama.





Charlotte Gonçalves

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sesc realiza Feira de Livros no Centro de Eventos





































































Está acontecendo esta semana de 6/10 a 9/10 a Feira do Livro Sesc Paraná 2009, no Centro de Eventos, das 8:30 às 21:30 hs com visitação aberta a toda comunidade.
O tema da Feira este ano é “Literatura e Jornalismo”. A abertura da Feira foi realizada no dia 6/10 pela manhã, pelos alunos da VISIAUDIO ( Coral com os deficientes auditivos e músicas com deficiente visual) com a apresentação do Hino Nacional.
A Feira conta com apresentações teatrais, exposição de livros da Livraria Jóia Rara , contações de histórias, soletrando e muitas oficinas como : Caricaturas e charges com o Professor Igos Sargim, Literatura nas entrelinhas com os alunos da UENP, Oficina de composição fotográfica e tele jornalismo com os alunos do curso de jornalismo da Faccrei- Faced , Jornalismo Literário com a Prof Alice Atsuko, bate-papo sobre Leitura e Informação com a Profª Isabel Cristina, além de palestras com Ana Cristina Kruger, exposição fotográfica, e exposição do Resgate Histórico realizada pelo Jornal A Cidade.
A Feira conta com a organização impecável das técnicas de atividades Dalva de Brito, Luciana Begara e a assistente Ana Carolina de Mello que agendaram as oficinas, possibilitando que os trabalhos ocorressem em um clima descontraído de interação entre o pessoal das oficinas e os alunos participantes,
Nós alunos do Curso de Jornalismo da Faccrei- Faced agradecemos ao Sesc a oportunidade de informar e divulgar nossa rotina de trabalho e estudo, bem como poder transmitir o que nos aprendemos durante o Curso e colocamo-nos à disposição do Sesc para futuras parcerias para o desenvolvimento da educação e cultura da cidade de Cornélio Procópio e região.
Segundo Carlos Heitor Cony, jornalista e escritor, o universo do jornalismo e da literatura é o mesmo: o universo das letras e a paixão pelas palavras.
Venha fazer parte desse universo fascinante!! A Feira do Livro termina neste dia 9/10
( Sexta-Feira) às 16:30 hs. Não percam.

Márcia Panfieti

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

domingo, 4 de outubro de 2009

Gleisi Hoffman realiza palestra na Ucaf





Nesta Quinta-feira ( 1/10), a advogada e Presidente do PT do Paraná Gleise Hoffmann, realizou a palestra ”O Caso Itaipú Binacional”, no auditório do Kai Kan em Cornélio Procópio aos alunos dos cursos de Administração e Jornalismo da Faccrei-Faced.
Gleisi foi diretora financeira da Itaipú Binacional em 2002, onde aprimorou seus conhecimentos em gestão pública. Quando ela assumiu a Itaipú foi necessária uma mudança no perfil da empresa, que apesar de altamente rentosa não era muito querida na comunidade em que estava inserida, por isso foi necessário o desenvolvimento de vários projetos como exemplo Projeto Casa Abrigo de Foz do Iguaçú, em parceria com a ONG Casa Família Maria Porta do Céu, implementou a Casa Abrigo para mulheres, seus dependentes vítimas de violência doméstica e em risco de morte, o PPCA - Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente, cujo foco principal é apoiar as ações e articular a rede de proteção à criança e ao adolescente de Foz do Iguaçu. Também por seu apoio foi criado o Programa Saúde na Fronteira, para combater a prostituição infantil, investindo assim na responsabilidade social da Itaipú Binacional mudou completamente sua imagem perante a comunidade e ao País.
Após a palestra, foram realizadas perguntas pelos alunos da Faccrei que mais uma vez aproveitaram muito as informações que lhes foram transmitidas.
A Ucaf foi encerrada nesta sexta-feira (2/10) com a apresentação do Professor nota 10 e luau sertaneja com a dupla Virgílio e Tiago.
Nós do curso de Jornalismo, queremos dar os Parabéns a aluna Viviane Alexandrino, eleita Aluna nota 10 e a nossa querida Gisele Barros, a nossa Professora Nota 10.

Por Márcia Panfieti

Jornalismo e Marketing

No dia 22 de setembro, as alunas Charlotte Gonçalves e Daniani Souza acompanharam a apresentação de um trabalho sobre Marketing Esportivo, orientado pela professora Patrícia Santana na disciplina de Técnicas Avançadas de Marketing.


A apresentação do trabalho consistia em uma encenação mostrando a empresa criada pelos próprios alunos patrocinando atletas renomados. Cada equipe deveria ter seis pessoas, sendo três na torcida, um repórter, um câmera e um atleta. Neste dia apresentaram-se apenas uma equipe do 8ª período e as equipes do 6º e 7º períodos de marketing. O restante das equipes se apresentará no dia 6 de outubro.




As equipes escolheram atletas de vários esportes como Ronaldo, Diego Souza e Marta do futebol, Natalia Falavigna do taekwondo e Maria Sharapova do tênis.



Charlotte Gonçalves